[... As tecnologias que num primeiro momento são utilizadas de forma separada – computador, celular, Internet, mp3, câmera digital – e caminham na direção da convergência, da integração, dos equipamentos multifuncionais que agregam valor...] (José Manuel Moran - A integração das tecnologias na educação)
Quando se fala que essas tecnologias estão provocando uma revolução na educação, devemos nos atentar para algumas questões que eu julgo importante: 1. Essas mudanças nós podemos observar em todos os níveis da educação? 2. Os alunos do ciclo básico tem maturidade suficiente para a utilização dessas tecnologias, mesmo sob orientação do professor? 3. Isso é possível nas escolas públicas brasileiras, tão desestruturadas e desassistidas economicamente?
Moran afirma que os alunos estão prontos para a multimídia, os professores não. Tenho algumas dúvidas, pois, os alunos podem estar pronto no sentido de utilizar essa ferramenta com maior liberdade, sem medo das conseqüências, não no sentido de maturidade, de organização na composição de seus estudos. Esses avanços ficam mais claro quando aplicados no Ensino Superior, onde os alunos já tem definidos suas escolhas, no entanto, para o aluno do Ensino Básico isso pode tornar-se um grande problema. Como o texto afirma, temos dificuldades de gerenciar o emocional e o organizacional e essa dificuldade aumenta nos primeiros anos da educação básica.
Outro grande obstáculo é a questão estrutural de nossa educação. Muita coisa ainda tem que ser investido, tanto na formação de pessoal como na distribuição dessas ferramentas de maneira igualitária em todas as escola, coisa que demandará um tempo e esforço muito grande por parte dos órgãos competentes. Afinal, quando se prega que a tecnologia chegou na educação, devemos nos questionar em qual educação? Se em muitas escolas do Brasil não é disponibilizado nem os recursos convencionais básicos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Olá Professor!
ResponderExcluirGostei do seu comentário sobre esse texto.A sua reflexão nos mostra que o professor precisa estar preparado para encarar mais esse desafio em sala de aula, mas o que é mais importante,conforme vc afirma,nossas escolas não estão equipadas nem com os recursos convencionais básicos.
Ao professor resta apenas se preparar investindo em sua formação e esperar as tecnologias chegarem de fato a todas as escolas brasileiras.
Um Abraço